"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



sábado, 17 de julho de 2010

Radicias livres

Cláudio Quintanilha Siqueira

Em 1954 o médico e químico Dr. Denham Harman concluiu que os radicais livres são a causa básica do envelhecimento e as doenças relacionadas e que a sua ação no organismo pode ser modificada por fatores genéticos e ambientais. São for-mados na mitocôndria onde as células produzem energia a partir o oxigênio e da glicose, num processo de conversão dos nutrientes dos alimentos ingeridos em energia. São átomos ou moléculas que contêm número impar de elétrons em sua última camada eletrônica (lembra das aulas de química? K, L, M,...ahrrr) e podem danificar as células sadias do corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas capazes de reparar 99% dos danos causados pela oxidação, controlando, assim, o nível desses radicais produzidos pelo nosso metabolismo. Essas enzimas existentes no interior das mitocôndrias tem vários minerais na sua composição (ferro, manganês, selênio) e, em caso de deficiência dessa enzima por falta desses minerais ou excesso de oxigênio, teremos um aumento dos radicais livres que podem escapar da mitocôndria e atingir a corrente sanguínea.
No entanto, não são apenas os processos metabólicos a única fonte de radicais livres. Fatores externos como poluição do ar, radiações, pesticidas, consumo de carne em excesso, cigarro, excesso de álcool, estresse, ingestão de gorduras saturadas (frituras) e gordura animal em excesso podem contribuir para aumentar a produção dessas moléculas,facilitando o aparecimento de doenças como o câncer, diabetes, depressão, doenças reumatológicas e cardiovasculares.
Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, por-tanto o exercício físico também é um importante gerador dessas moléculas. O exercício físico moderado traz benefícios orgânicos, no entanto, atividades físicas que ultrapassam os limites fisiológicos promovem um aumento na produção de radicais livres que quando não são devidamente neutralizados podem iniciar um processo chamado “estresse oxidativo”.
A ingestão adequada dos minerais e das vitaminas que atuam no sistema antioxidante do organismo contribuem para que os radicais livres permaneçam dentro dos limites fisiológicos, não causando envelhecimento e patologias.
Muitos alimentos possuem agentes que atuam no sistema antioxidante, pro-movendo o controle dos radicais livres: tomate, tofu (queijo de soja), chá verde, uva, vinho tinto, sementes de linhaça e girassol, milho, espinafre etc. A ingestão adequada das vitaminas C, E, A, beta caroteno e riboflavina também são agentes antioxidantes.
Pesquisas recentes, porém, indicam que a relação entre antioxidantes e o re-tardo do envelhecimento não é muito simples e que outros fatores podem ser mais importantes para uma vida longa que o combate aos radicais livres feito pelos antioxidantes, sendo muito cedo para os consumidores comprarem antioxidantes com a esperança de retardar o envelhecimento. “Radicais livres talvez estejam envolvidos no envelhecimento de maneiras complexas, mas a noção simples de que ‘eles estão lá, eles são tóxicos, eles causam o envelhecimento’ parece estar errada” diz o pesquisador Siegfried Hekimi da Universidade McGill do Canadá.


IMAGEM: www.palavrademedico.kit.net/saladaquimica.jpg


FONTES

FEREIRA, MATSUBAR :Radicais livres: conceitos, doenças relacionadas, sistema de defesa e estresse oxidativo . Revista da Associação Médica Brasileira, vol. 43, nº 1. São Paulo, 1997. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301997000100014&script=sci_arttext

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Radical_livre

Universidade Federal de Santa Maria: http://www.ufsm.br/nitrico/site/radicaislivres.htm

Estudo indica que antioxidantes não retardam o envelhecimento. Disponível em http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4562293-EI8147,00-Estudo+indica+que+antioxidantes+nao+retardam+o+envelhecimento.html:

Análise do consumo de agentes antioxidantes por indivíduos praticantes de atividade física
- Luis Paulo Gonçalves da Rocha. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd144/analise-do-consumo-de-agentes-antioxidantes.htm

Radicais livres: o que são, como se formam, participação nas doenças, benefícios. Disponível em http://biologiaecologia1globalwarming.wordpress.com/2010/02/06/radicais-livres-o-que-sao-como-se-formam-participacao-nas-doencas-beneficios

Nenhum comentário: