"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



sábado, 10 de julho de 2010

Coração saudável, corpo saudável

Músculo mais importante, o coração é a chave para um corpo saudável. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os principais fatores de risco para as doenças coronarianas são o tabagismo, a hipertensão, o diabetes, a obesidade, dislipidemias e sedentarismo.
Apesar dos aspectos genéticos terem influência nos problemas cardíacos, muitos fatores de risco podem ser controlados, basta uma mudança no estilo de vida, principalmente no que se refere à alimentação e à prática de atividades físicas regulares.
Uma dieta saudável, onde o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais devem ser privilegiados e o uso de sal e bebidas alcólicas moderados, aliada à prática regular de atividade física, são essenciais para a saúde do coração.
Esses hábitos devem começar na infância. O estilo de vida de muitos jovens inclui alimentação inadequada e falta de atividade física, levando a problemas como hipertenção, obesidade e alto teor de colesterol que estão cada vez mais frequentes entre as crianças e adolescentes.
Alguns cuidados podem ser tomados para evitarmos os problemas cardíacos e manter uma vida saudável:
  • Caminhar aproximadamente 30 minutos por dia ou 10 a 15 minutos algumas vezes ao dia.

  • Observe a sua alimentação, procurando evitar o sal, gordura animal e refrigerantes. Dê preferância aos óleos vegetais (azeite de oliva, por exemplo) e sucos naturais.

  • Se você é fumante, tente parar. O fumo, além de ser um fator de risco para problemas cardíacos, aumenta a chance de câncer de pulmão.

  • Mantenha o peso dentro de uma faixa aceitável. Excesso de peso sobrecarrega o coração, além de estar associado ao diabetes tipo 2.

  • O controle da pressão arterial e do colesterol é fundamental. Menos sal e gordura na alimentação são grandes auxiliares nesse controle.

  • Se você tem diabetes, o risco de ter doenças cardíacas é maior. Procure controlar a doença através do tratamento adequado.

FONTE: Informativo Petros de setembro/2008.

Nenhum comentário: