"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PERIODIZAÇÃO DO TREINAMENTO


Cláudio Quintanilha Siqueira
O treinamento, para que seja eficaz, deve ser realizado de forma ordenada e racional, obedecendo aos princípios científicos que o rege, bem como ser "pensado e construído a partir de parâmetros fisiológicos" (MARINS & GIANNICHI, 2003) como o VO2máx, limiar de lactato, limiar anaeróbico etc.
Segundo Chiesa (2004) para que o treinamento seja bem aproveitado ou rentável ao organismo, deve ser elaborado de forma organizada e requer a aplicação de modelos periodizados. Ainda de acordo com autor, devemos planejar e estruturar racionalmente cada fase do treinamento para que dentro do período de tempo disponível do macrociclo(1) o objetivo seja alcançado.
O macrociclo se divide em unidades chamadas microciclos, cada um com uma semana de duração. Segundo D'Elia (2009) sua relação entre cargas de treinamento e de recuperação é especificada de forma exata e, completa, "os microciclos são subdivididos em sessões diárias de trabalho", porém, como observa Dantas (2003), com menos de três dias de treinamento semanal, embora o risco de lesões seja muito pequeno, o ganho obtido na forma física é desprezível. Portanto, recomenda uma frequência de três a cinco vezes por semana para programas de treinamento de sedentários e para a manutenção das condições de saúde.
De acordo com o autor acima, Zakharov e Gomes (1992) relataram a existência de seis tipos de microciclos, utilizados no desporto de alto rendimento: incorporação, ordinário, choque, recuperação, pré-competitivo e competitivo.
  • Microciclo de Incorporação: tem como objetivo possibilitar a passagem gradual do atleta de uma situação de transição para o treino. Caracteriza-se por apresentar estímulos não muito fortes.
  • Microciclo Ordinário: o mais comun nos treinamentos. Seu objetivo é provocar adaptações orgânicas, aumentando o nível de condicionamenton do indivíduo. Tem duração de três dias e apresenta aplicação de cargas moderadas.
  • Microciclo de Choque: caracteriza-se pelo ápice da aplicação de cargas, que pode ser o volume ou a intensidade, conforme a fase do treinamento. Por apresentar alta sobrecarga só deve ser aplicado em perfeita harmonia e quando o atleta estiver convenientemente preparado.
  • Microciclo de Recuperação: é o microciclo no qual ocorre a restauração da homeostase e quando o atleta acumula reservas para fazer frente às futuras exigências do treinamento. Apresenta estímulos reduzidos e um número maior de dias de repouso.
  • Microciclo Pré-competitivo: tem por objetivo fazer a transferência das valências obtidas com o treinamento. Procura ambientar o atleta às condições climáticas, geográficas e horárias da competição.
  • Microciclo Competitivo: estruturado de acordo com as características da competição. "Pode ser considerado como um microciclo de choque." (HIGINO, 2009)

Não se pretende aqui esgotar o tema "periodização"; assunto tão amplo quanto importante para o treinamento de atletas, profissionais ou não, existindo diversos livros que se dedicam ao assunto. Insistimos, no entanto, para o aconselhamento junto a um(a) profissional de educação física para que o treinamento seja efetivo, em busca de bem estar físico e mental.

REFERÊNCIAS

CHIESA, Luiz Carlos. Periodização. Revista virtual EFArtigos, vol. 2, n° 6. Julho, 2004.

DANTAS, Estélio M. A prática da preparação física. 5a. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

D'ELIA, José Rubens. Ciclismo: treinamento, fisiologia e biomecânica. São Paulo: Phorte, 2009.

HIGINO, Wonder Passoni. Treinamento Desportivo II. Laboratório de avaliação do esforço físico - LAEF. UNISALESIANO - Lins. São Paulo.

MARINS, João C. Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo S. Avaliação e Prescrição de atividade física: guia prático. 3a. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

IMAGEM: http://www.magliarosa.wordpress.com/

(1) "O macrociclo é uma parte do plano de expectativa desportivo que se compõe dos períodos de treino, competição e recuperação, executados dentro de uma temporada, visando levar o atleta, ou a equipe, a um nível de condicionamento que os capacite a realizar as performances desejadas, nas competições escolhidas, dentro de um planejamento de treinamento previamente feito." (DANTAS, 2003)

Nenhum comentário: