"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conceitos da área esportiva - TREINAMENTO DESPORTIVO

Cláudio Quintanilha Siqueira
Dantas (2005) define treinamento desportivo como o conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta à sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado e, completa, "um perfeito sistema de treinamento, aplicado ao atleta geneticamente certo, forçosamente apresentará resultados positivos." Ou seja: treinamento adequado + atleta geneticamente certo = campeão.

No entanto os procedimentos e métodos utilizados no treinamento desportivo não se restringem apenas à preparação de atletas de alto rendimento, podendo ser utilizados também por não-atletas, pessoas que buscam um melhor condicionamento físico e qualidade de vida.

Para tirarmos melhor proveito do treinamento e evitarmos resultados desagradáveis como lesões, por exemplo, precisamos, antes de tudo, definir os nossos objetivos, tendo como referência os princípios que regem a preparação física (individualidade biológica, sobrecarga, volume x intensidade, especificidade etc) e observar que cada esporte tem suas formas específicas de treinamento. Marins & Giannichi (2003) incluem como objetivos a serem estabelicidos a melhora do estado de saúde mediante a redução dos fatores de risco e o aumento da conscientização sobre a necessidade da prática de exercícios de forma regular.

Outro ponto a ser observado é excesso de treinamento. Algumas pessoas, na ância de entrar em forma rapidamente, acabam passando dos limites e, além de não alcançarem os resultados esperados correm o risco de sofrer as consequências da síndrome de overtraining. D'Elia (2009) orienta que "treinamentos muito pesados devem ser sempre acompanhados de trabalhos de compensação, com cargas mais leves" evitando, assim, lesões desnecessárias que podem levar o praticante ao afastamento dos treinos ou até mesmo ao abandono definitivo.

Marins & Giannichi (2003), aliás, citam entre os fatores que mais se associam ao abandono da prática de exercícios a pouca motivação pessoal, ansiedade, excesso de peso, falta de apoio do conjuge e intensidade do exercício demasiadamente alta e acrescentam que "identificados estes fatores, é necessário minimizá-los em sua ação, visando aumentar o tempo de adesão do praticante."

Agora, mãos à obra e bons treinos, não se esquecendo da hidratação antes, durante e após os exercícios e ainda procurar sempre a orientação de um profissional de educação física.

REFERÊNCIAS

DANTAS, Estélio M. A prática da preparação física. 5a. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2005.

D'ELIA, josé Rubens. Ciclismo: Treinamento, fisiologia e biomecânica. São Paulo: Phorte, 2009.

MARINS, João C. Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo S. Avaliação e prescrição de atividade física: guia prático. 3a. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

IMAGEM: http://www.devezemvez.blogspot.com/

Um comentário:

Rildo disse...

cara ficou [otima e tem o autor e a data das afirma;'oes , se eu for seguir o padr'ao da ABNT terei tudo de que preciso ?)