"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Campos x Guarapari 2009

O tradicional passeio a Guarapari mais uma vez foi um sucesso.
Organizado pela Hard Bike Sport, sob a batuta do "maestro" José Ornis, a aventura teve início às 20h 30min do dia 19, quando os dez pedaleiros se dirigiram a Guarapari, percorrendo o litoral capixaba e passando por lugares de beleza ainda rústica como Praia da Neves e Marobá.

Perdidos na Noite
Como todo passeio que se preze, alguém tem que se perder. Nesse caso os perdidos da noite erraram o caminho para Travessão de Campos, causando desconforto e irritação num dos componentes do grupo que se achou menosprezado quando não ouviram as suas súplicas para retornarem porque estavam no caminho errado. Este componente, andarilho da velha guarda, desistiu de pedalar em Imburi por volta das 11h 30min, reclamando mais do que nunca. Também, depois que foi para Cabo Frio não quis mais saber de pedalar!


Água de coco para repor as energias
No Hotel Fazenda Costa do Sol, em São Francisco do Itabapoana, o grupo fez uma pausa para se fartar com água de coco, oferecida pela direção do hotel. Fica aqui o nosso agradecimento.
De Praia das Neves até Marobá ainda há, muito preservada, uma grande extensão de vegetação de restinga, pelo menos uns dez quilômetros. Mas é um percurso bastante penoso em função do vento, buracos e areia, o que levou o grupo a fazer uma pausa em Marobá.



A Pousada do Alfredo
Um pouco antes de Marataízes surgiu uma história de uma tal Pousada do Alfredo, personagem fictício criado por um certo "mancheteiro" e absorvido como verdadeiro por dois incautos pedalantes que, mortos de cansados, acharam que ficariam na tal pousada até que o carro de apoio retornasse de Guarapari e os apanhasse. E o motorista confirmou tudinho...

Explicarei melhor: Um dos andarilhos, percebendo a aflição de alguns pedalantes devido ao desgaste físico acentuado pela falta de treino, criou a história de um tal de Alfredo que servira ao Exército com ele e que teria uma pousada em Marataízes. Combinaram um certo valor para que pudesse descansar e tomar um banho até que o carro de apoio retornasse para pegá-lo. Ao ouvir a conversa um dos aflitos imediatamente se canditatou a ficar também, o que foi seguido pelo segundo aflito. Em Marataízes, após farto café numa das padarias, os dois suplicantes retiraram as respectivas bagagens do carro e sentaram comportadamente no banco em frente a padaria a espera de Alfredo que viria pegá-los e levar para a pousada. O criador da história deixou os dois por lá e foi necessária a intervenção do motorista, cujo nome é Eloísio, para desmentir tudo. Após o desmentido a viagem seguiu com mais essas duas baixas.

A Maldição de Alfredo
Em Itaoca tivemos o primeiro e único pneu furado. Nas proximidades da Praia do Aghá Jaba teve alguns problemas com relação a troca de câmaras de ar e optou por substituir a bicicleta para concluir o passeio, não sem sofrer um bocado por causa do selim diferente do seu, além do sol forte. A bicicleta era de um dos que cairam no conto da pousada.
Em Piuma faltou pouco para ocorrer uma tragédia: o transbike não suportou o peso das três bicicletas e estava se soltando quando, numa esquina, alguém gritou que estava caindo tudo. Depois de arrumar as bikes e atrapalhar o trânsito a viagem seguiu sem mais percalços. Em tempo: a primeira bike a cair do transbike seria a do criador da Pousada do Alfredo.

Os nomes das feras (em ordem alfabética para não haver crises de ciúme)
Carlinho - Um destaque, na opinião de Eloísio.
Cristiano - Bom no pedal, como sempre.
Gustavo - O Girino nunca esteve tão cansado.
Jaba - O amigo de Alfredo.
Joelmo - O pai da linda Sofia manteve-se firme enquanto pôde.
Lotério - Manteve-se meio calado, o que não é do seu feitio.
Luiz - Estreante. Mandou bem.
Maurílio - Veio de São Fidélis para prestigiar o passeio. Pena que não encontrou a Pousada do Alfredo.
Tarcísio - Manteve-se "fora de área" a maior parte do tempo.
Vaninho - O dançarino.
Apoio - Cacau e Eloísio

Impressão dos novatos
Tivemos três estreantes no passeio deste ano, cujos depoimentos sobre a viagem são transcritos abaixo:

Joelmo: "Muito castigado, cansativo. Mas a galera é boa, porém um pouco dispersa. Tem que ter bom preparo para aguentar o pique. No mais é aproveitar a paisagem."
Maurílio: "Devo melhorar na próxima (treinamento e alimentação). Estou acostumado a pedalar no máximo 100 km. Não tinha idéia da dificuldade do percurso."
Luiz: "Apesar do vento foi muito bom."

Bom, amigos, qui me despeço torcendo por todos e que no próximo ano consigamos concluir o percurso sem baixas.

Um abraço e boa sorte.

Nenhum comentário: