"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



segunda-feira, 21 de julho de 2008

RECEITA DE GRANOLA

Senhoras e senhores, sei que a maioria adora uma granolinha no iogurte, açaí, vitaminas etc; portanto estou postando, por sugestão de um amigo, a receita que já foi testada por mim, minha família e alguns amigos em várias ocasiões e, diga-se de passagem, aprovadíssima.

RECEITA DE GRANOLA

Ingredientes
500 g de aveia em flocos
1 xícara de fubá mimoso
½ lata de farinha Láctea
1 ou 2 xícaras de açúcar mascavo
Uvas passas sem caroço
Nozes, castanha de caju, avelã moídos
Amendoim torrado e moído, sem casca
1 ou 2 cocos ralados (ou industrializado)
Sementes de gergelim e/ou linhaça
Germem de trigo
1 xícara de água
1 xícara de óleo de cozinha

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes numa vasilha grande e acrescente a água e o óleo, misturando com as mãos ...lavadas até que fique uma mistura úmida e homogênea.
Num tabuleiro untado com óleo, espalhe a mistura e leve ao forno, mexendo sempre para não queimar (é mexendo a receita e não você ficar se remexendo, entenda bem).
Após a mistura ficar dourada retire do forno e deixe esfriar. Guarde em recipiente bem fechado.
Caia matando comendo puro, com leite, no iogurte, no sorvete e tudo o mais que a sua imaginação permitir.

Dicas
1- Não coloque a receita no recipiente fechado enquanto estiver quente para não murchar.
2- A falta de alguns ingredientes não impede que a receita seja feita assim mesmo. Por exemplo, se não houver as sementes de linhaça ou gergelim, uvas passas, nozes etc. Mas observe que alguns ingrediente são essenciais.
3- Quem estiver em regime de emagrecimento não deve sentir nem o cheiro.
4- A receita pode ficar armazenada por vários dias.
5- A receita, depois de pronta, dever conter aproximadamente dois quilogramas portanto, se for demais você pode optar por fazer somente a metade.
6- Se alguém fizer e não gostar pode mandar para mim que eu pago o sedex.
Veja abaixo matéria publicada na revista VO2max: http://prologo.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idCanal=19&idMateria=1697



Granola


O cereal é uma excelente opção para comer depois de praticar exercício físico 10/03/2008



Por Daniel Balsa

A granola é um alimento geralmente feito de uma mistura entre cereais (aveia, flocos de arroz, germe de trigo), frutas desidratadas (uva passa, banana passa), frutos oleaginosos (castanha do Pará, castanha de caju, nozes) e açúcar mascavo, o que faz desta composição ser bastante indicada para a dieta de um ciclista, pois fornece a maioria dos nutrientes necessários.Este alimento é uma fonte concentrada de fibras, vitaminas, minerais e carboidratos - estes importantes para o cérebro e os músculos, que possuem reservas limitadas e dependem desta substância.“O principais benefícios das fibras da granola são que elas auxiliam na regularização da função intestinal, no controle das taxas de açúcar e gordura no sangue, sem contar que as vitaminas e minerais antioxidantes combatem a nocividade dos radicais livres e atuam como ferramentas para as reações químicas geradoras de energia em nosso organismo”, disse a nutricionista Letícia Alves, mestre em Ciência da Motricidade Humana.Por sua composição, a granola torna-se uma das principais opções de alimentos para serem ingeridos após um treino ou uma prova, quando são gastas reservas de carburantes energéticos, glicogênio, gorduras, vitaminas e sais minerais, além das substâncias tóxicas resultantes do metabolismo ficarem acumuladas.E não é somente após os treinos que a granola deve ser ingerida. Você pode colocar este alimento em qualquer de suas refeições e pode ser usada para combater aquela fome fora de hora, principalmente por ser um alimento nutritivo.“A granola tem um alto teor de nutriente, por isso ajuda na sensação de saciedade. O único cuidado é para não comer em excesso, por causa das calorias”, comentou a nutricionista Ana Paula Moura.

Nenhum comentário: