"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



sexta-feira, 11 de julho de 2008

ENTREVISTA - Josimar

Josimar Maia Barra é um dos mais conhecidos e conceituados mecânicos especializados em bikes da cidade, não só pelos serviços especializados prestados aos bikers, mas também pelo engajamento nas ações que envolvem o ciclismo em todas as suas potencialidades.

BikeSemLimites: Você é bastante conhecido na cidade pelos serviços prestados junto aos bikers, mas poucos conhecem o verdadeiro Josimar. Vamos falar um pouco sobre você.
Onde você nasceu?

Josimar: Sou natural de Campos mesmo e, ao contrário de muitos, adoro esta cidade, afinal é aqui que escrevo a cada dia a minha história.

BSL: Toda criança tem fascínio por bicicletas, mas com você a admiração por um simples briquedo de criança foi mais além...

Josimar: É mesmo. O incrível é que desde criança sempre tive fascínio por esportes radicais. Lembro-me que na época meu pai me deu de presente uma mini barra circular (que sofreu muito comigo). Meu sonho de criança era, quando crescer, ser piloto de bicicross e motocross. Na época estava no auge a BMX Pantera da Monark e as inesquecíveis Lite e Extra-Lite da Caloi (haja recordação!). As professoras ficavam apavoradas quando perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, e minha família não achava que esta idéia fosse tão longe.

BSL: Você já participou de provas de ciclismo, já fez cicloturismo e organizou provas de down hill. O que mais você já fez? O que pretende realizar ainda?

Josimar: Além do ciclismo, do cicloturismo, mountain bike e organizar down hill tentei praticar bike trial, mas ficou só na tentativa. Meus planos futuros são incentivar o uso da bicicleta em todas as modalidades, organizando trilhas, competições, passeios etc.

BSL: O que você acha que falta para que o ciclismo em todas as suas modalidades atinja um melhor nível em nossa cidade?

Josimar: O principal é a união. No Espírito Santo, por exemplo, existem grupos de MTB que, como você sabe, unidos fazem muito pelo esporte. Mas é questão de tempo, com um ponta-pé inicial chegaremos lá e realizaremos este sonho de muitos que têm vontade mas, sozinhos, não sabem como agir.

BSL: Mudando um pouco de assunto, as pessoas ainda têm dúvidas entre comprar ou não uma bike usada. Vale à pena investir em uma bike usada?

Josimar: Com certeza sim. Porém com muito cuidado. Existem bikes usadas e bikes usadíssimas. O ponto mais importante antes de comprar uma bike usada é consultar uma pessoa que entenda de bike, se possível um mecânico de confiança, para avaliar a bike. Muitas vezes se torna um bom negócio para quem quer uma bike melhor sem gastar muito. Mas não se esqueça: pesquise bem antes de comprar.

BSL: O que devemos fazer para termos uma bike sempre pronta para uso?

Josimar: São alguns itens importantes: revisar sempre que necessário a bike; manter a corrente, a coroa e os pinhões sempre limpos e lubrificados; conferir sempre que for usar a bike o aperto de rodas, guidão, pedais, direção etc. Manter os pneus sempre calibrados aumenta a vida útil dos mesmos.

BSL: Quais são os problemas mecânicos que ocorrem com maior freqüência durante uma pedalada?

Josimar: Geralmente os maiores vilões da trilha são os pneus furados e as correntes que por acaso partem (por isso é importante manter as engrenagens e corrente limpos). Mas já socorri muitos casos de cabo de aço partido, rolamento quebrado etc (falta de manutenção).

BSL: Para finalizar, fale um pouco sobre a sua loja e a oficina e os serviços oferecidos.

Josimar: A loja já dispõe de itens diversos para atender melhor os clientes de todas as modalidades e também bicicletas de trabalho. Já a oficina dispõe de serviço especializado, com ferramentas e lubrificantes apropriados para o serviço. A novidade é que estamos fabricando peças em alumínio como gancheiras, suporte de freios a disco, válvulas de suspensão etc. Os serviços são realizados em bikes, suspensões e freios a disco hidráulico, com segurança e garantia.
Um abraço em todos e boas pedaladas.

BSL: O amigo esqueceu de fornecer o telefone e o blog recentemente criado para que os interessados possam entrar em contato.

Josimar: O blog é www.josimarbicicletas.blogspot.com e o tel. de contato é (22)3052-0050 ou 9982-0829.

Nenhum comentário: