"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



sexta-feira, 25 de julho de 2008

ATLETAS DE FINAIS DE SEMANA

Cláudio Quintanilha Siqueira
A prática de atividades físicas é sempre algo prazeroso e saudável, tanto sob o ponto de vista psicológico quanto do fisiológico e é muito comum vermos pessoas praticando os seus esportes favoritos nos finais de semana: futebol, vôlei, ciclismo etc. As praças, playgrounds e clubes ficam cheios desses “atletas” nos finais de semana. Com o tempo livre cada vez mais reduzido durante a semana em função das exigências da sociedade moderna, as pessoas dedicam menos tempo ao exercício físico e tentam compensar nos finais de semana.
No entanto, a prática de exercícios extenuantes pode trazer algumas conseqüências desagradáveis para as pessoas que não possuem uma vida fisicamente ativa. Segundo o professor Rodrigo Contó “o exagero mantém o coração em ritmo acelerado, aumentando o período no qual os problemas podem acontecer”.
O professor do Departamento de Biociências da Atividade Física da Escola de Educação Física da UFRJ, Renato Alvarenga afirma que a prática irregular de atividades físicas pode levar também a tendinites, fascites e rupturas de tendões, pois o organismo não está plenamente adaptado aos estímulos recebidos e quando existe a prática esporádica de atividade física intensa, o seu resultado pode ser mais prejudicial do que simplesmente ineficaz.
“Tem sido mostrado que atletas de final de semana com algum fator de risco cardiovascular associado, como hipertensão e níveis elevados de colesterol, ou se é fumante têm o risco cardiovascular ampliado em relação até a sedentários”, completa Alvarenga.
O ortopedista Victor Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, em São Paulo afirma que é importante praticar esportes competitivos e prega alternativas simples para combater o sedentarismo, mal que, segundo ele, atinge 70% dos brasileiros. “Para escapar do sedentarismo não é preciso comprar o melhor tênis nem freqüentar a melhor academia, basta deixar o carro em casa e fazer a pé pequenas tarefas do cotidiano, por exemplo”, afirma o ortopedista.
Quem está em atividade reduz drasticamente as taxas de risco de ser atingido por doenças fatais: 54% dos infartos, 50% dos derrames cerebrais e 37% no caso de cânceres, sendo esses números o melhor argumento para comprovar a importância da prática correta de exercícios.
Segundo pesquisa coordenada pelo ortopedista Moisés Cohen, do Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte da UFSP, os atletas de finais de semana, comparados aos profissionais que praticam os mesmos esportes, apresentam um índice de lesões 4% superior. “Os amadores se machucam com mais freqüência porque desconhecem seus limites físicos, não dominam a mecânica dos esportes e utilizam equipamentos inadequados durante as atividades” conclui Cohen.

CONCLUSÃO

1- Tentar compensar a inatividade do dia-a-dia nos finais de semana não só é ineficaz como pode ser desastroso sob o ponto de vista orgânico.

2- O nosso organismo é capaz de assimilar e se adaptar às sobrecargas que lhe são impostas no dia-a-dia, desde que seja de maneira progressiva e contínua ao longo do tempo.

3- Respeitar a individualidade biológica. Não existem pessoas iguais. Cada ser humano possui a sua própria estrutura física e psicológica, portanto o treinamento individual pode trazer melhores resultados do que tentar acompanhar o ritmo de quem está mais bem preparado fisicamente.

4- O maior risco para os atletas de fim de semana é ultrapassar o seu limite físico e provocar lesões articulares e até mesmo infarto.

5- “Praticar atividades aeróbicas pelo menos duas vezes por semana, mantendo uma regularidade.” (CONTÓ).

6- “Somente exercício físico regular e científico é benéfico sob todos os pontos de vista para a saúde.” (ALVARENGA).

FONTES E REFERÊNCIAS

CONTÓ, Rodrigo. Alerta aos atletas de final de semana e apressadinhos. Disponível em http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=colunistas_mat&url_n_art=356&url_col=Prof.+Rodrigo+Cont%F3 . Data: 23/07/2008.

GAMBOA, Taísa. Só no final de semana. Disponível em http://www.olharvital.ufrj.br/ant/2006_05_04/materia_saudeeprevencao.htm . Data: 23/07/2008.

LUSSAC, Ricardo Martins Porto. Os benefícios do treinamento esportivo: conceitos, definições, possíveis aplicações e um possível novo olhar. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd121/os-principios-do-treinamento-esportivo-conceitos-definicoes.htm . Data: 23/07/2008.

LUZ, Sérgio Ruiz. Suor e lágrimas. Disponível em http://veja.abril.com.br/111198/p_094.html . Data: 23/07/2008

IMAGEM: http://xiclista.blogspot.com/2007_11_01_archive.html

Nenhum comentário: