"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



quinta-feira, 24 de junho de 2010

“Rio-Estado das bicicletas” em São João da Barra

São João da Barra será contemplado pelo programa “Rio — Estado da Bicicleta”, que vai funcionar por meio de um convênio entre Prefeitura e governo do Estado. O protocolo de intenções para sua implantação será assinado neste sábado, às 14 horas, pela prefeita Carla Machado e pelo secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Sebastião Rodrigues Pinto Neto.
Após assinatura do convênio, está prevista uma pedalada para comemorar o programa. A saída vai ser da praça São Pedro, passando pelas ruas dos Passos, Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Quintino Bocaiuva, avenida Rotary, retor-nando à praça São Pedro. Não há idade limite para participar, basta chegar com a bicicleta e se juntar ao grupo. Na ocasião vão ser sorteadas 13 bicicletas, sendo uma para o veículo mais enfeitado.
A intenção do projeto é interligar a cidade e distritos através de ciclovias, reestruturar a sinalização das principais ruas e avenidas possibilitando a circulação organizada de carros e bicicletas, além de instalar bicicletários nos postos de integração de transporte urbano e nas áreas comerciais. Isso será feito a partir de um trabalho minucioso dos engenheiros de trânsito da secretaria de estadual de Transportes, em parceria com a secretaria de Transportes de São João da Barra.
Dando continuidade ao programa, uma equipe de docentes especializados em trânsito da secretaria estadual de Transportes irá visitar as escolas do município para doutrinar diretores, professores e alunos sobre o uso seguro e consciente da bicicleta que, mais que um meio de lazer, é um meio de transporte. O programa já foi implantado com sucesso em outros municípios, como Volta Redonda, Resende, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Ma-ricá e, mais recentemente, Vassouras.
A prefeita Carla Machado destacou que a utilização de bicicletas como meio de transporte já é uma prática comum na cidade de São João da Barra e em todo o restante do município e que essa parceria com o governo do Estado vem a somar.
— Esse convênio vem ao encontro de uma prática já comum em nosso município. Acredito que, com esse programa, poderemos oferecer mais comodidade e segurança aos adeptos das pedaladas e também fazer com que muitas outras possam aderir a essa prática saudável e ecologicamente correta — destaca. (A.N.)

FONTE
Comentário do blog: Esperamos que o projeto seja bem sucedido e que sirva de exemplo para outras cidades próximas.

Nenhum comentário: