"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



quinta-feira, 17 de junho de 2010

Diet ou Light. Qual a melhor opção?

Matéria publicada no encarte da revista PETROS, nº 75, maio de 2010.


Diet, light, "isento de açúcar", "sem sódio", "teor reduzido de gordura". As prateleiras dos supermercados apresentam uma imensa variedade de produtos para quem precisa fazer alguma restrição alimentar. As opções são muitas, mas qual é a mais adequada para cada indivíduo? Para saber optar, é preciso, primeiro, entender as diferenças. As dúvidas mais comuns estão na diferença entre os produtos diet e light.
Diet é um alimento de cuja composição foi retirado algum nutriente por motivo de restrição para alguma doença, como açúcar para diabéticos e gordura ou sódio para hipertensos. São destinados à prevenção de distúrbios ou doenças.
Se o seu objetivo é apenas emagrecer, o alimento diet pode não ser a melhor opção, pois, nem sempre, possui menos calorias que o alimento comun. O chocolate diet, por exemplo, para preservar sua consistência, tem mais gordura, o que o torna mais calórico.
Já os produtos light são aqueles que, comparados ao alimento convencional, apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias, por diminuir ou eliminar o açúcar ou a gordura de sua composição.
Apesar de bom aliado na dieta, o alimento light só é eficaz quando o usuário calcula seu valor calórico e o consome conforme sua necessidade. De nada adianta exagerar no consumo do alimento light e manter os maus hábitos alimentares.
Os portadores de doenças que necessitam excluir ou restringir determinadas substâncias de sua alimentação devem estar atentos aos rótulos dos alimentos. Veja só:

Diabéticos - Atenção aos alimentos com açúcares em sua composição. Vaso tenham açúcares, os produtos, diet ou light, devem conter a seguinte advertência em seu rótulo: "Diabéticos: contém (especificar: glicose/frutose/sacarose)".

Hipertensos - Atenção ao conteúdo de sódio. Os produtos diet ou light em sódio apresentam baixo ou reduzido teor em sódio. Devem ser evitados produtos que contenham sacarina e ciclamato de sódio, que, embora sejam adoçantes, são substâncias que contêm sódio.

Colesterol alto - Os produtos para dietas com restrição de gorduras (diet) só podem conter 0,5g de gordura em 100g do produto. Os produtos com baixo teor de colesterol (light) podem apresentar até 20mg de colesterol em 100g do produto (sólidos) ou 10mg em 100g do produto (líquidos).

Doença celíaca - Atenção à lista de ingredientes dos alimentos que con´têm, em sua composição, trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. O rótulo desses alimentos deve conter a advertência: "Contem glútem". Caso não contenham esses ingredientes, a advertência que deve constar no rótulo é: "Não contem glútem".

Seja qual for a sua necessidade - emagrecer ou manter sob controle alguma disfunção do seu organismo - nunca dispense orientação profissional. Procure seu médico e, quando indicado, o nutricionista. Eles poderão orientá-lo sobre a melhor opção para a sua saúde.

FONTES:

ANVISA - http://www.anvisa.org.br/
Sociedade Brasileira de Diabetes - http://www.diabetes.org.br/

Um comentário:

DJANILSON disse...

Olá, tem indicação de selo pra vc lá no meu blog. Cicloabraços!