"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



quinta-feira, 4 de março de 2010

FAÇA SUA SEGURANÇA...

Publicado originalmente por Rogério Leite no blog Pedalando e Olhando.
Amigos...

Alguns colegas falaram da falta de segurança para pedalar no dia a dia. Que sentem-se intimidados pelos carros, pelos ônibus e pelos riscos de roubo. É certo que no atual estado da segurança pública e trânsito no Recife, melhor prevenir do que remediar. É preciso que cada um faça um pouco pela própria segurança.

Antes de mais nada é preciso que se saiba que acontecem bem menos acidentes com bicicletas do que com carros e muito menos que as motos. Quem pedala sabe que nossa resposta a alguma aproximação de um carro ou de um possível assalto, é de baixa velocidade. No carro, vc acelera e rapidamente pode ficar fora do alcance preciso de um assalto ou de um outro carro que se aproxime perigosamente. Mas de bike, a velocidade baixa nos deixa vulneráveis.

Então primeiro escolha precisamente o roteiro que pretende pedalar. Observe que uma bicicleta roda melhor se mantiver a velocidade constante. Uma grande avenida cheia de cruzamentos não é a via ideal para pedalar. Observe se não existem variantes com menos movimento. Mesmo que aparentemente fique mais longe, a velocidade constante e o menor risco torna a pedalada agradabilissima.

Depois esteja certo de que sua bicicleta não atrai olhares de inveja. De nada adianta ter aquele modelo de R$ 5.000 se você só pode rodar com ela em grupos grandes. É um "coelho assustado" permanentemente. Para pedalar nas ruas e sozinho, prefira bicicletas mais simples, sem muitos acessórios e sem muitos adesivos de marcas. Nada mais atrativo que um câmbio Shimano ou um quadro Giant. É chamariz de ladrão. Isto não significa que você não deve pedalar com estes produtos. Significa que vc deve ocultar dos "amigos do alheio" marcas e outros itens que valorizem a bike, e que se vendidos rendam muitas pedras de crack ao ladrão.

Finalmente, use a cabeça, sempre. Pedalar nas ruas não é como pedalar em um velódromo. Fique atento, olhe para frente todo o tempo, não use I-Pod para pedalar para não se distrair, analise as pessoas que estiverem em pontos de ônibus sózinhos ou em grupos pequenos, observe quem se aproxima para atravessar, e fique atento aos cruzamentos e pontos onde os carros normalmente mudam de direção. Os riscos existem para todos, mas pedalar dá tanto prazer que realmente vale a pena corre-los.

Nenhum comentário: