"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



domingo, 7 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março não é uma data apenas para comemorar, mas também para refletir e discutir o papel da mulher na sociedade. Muito já se conquistou, mas muito ainda falta para se conquistar!
Um pouco de história talvez seja mais conveniente nesta data do que simplesmente dizer "feliz dia da mulher" ou outras frases já manjadas e ditas automaticamente, sem reflexão sobre a importância deste dia para a mulher, para o homem e, consequentemente, para a sociedade moderna, pois como disse Karl Marx “A opressão do homem pelo homem iniciou-se com a opressão da mulher pelo homem.”

No 8 de março de 1875, operárias de uma fábrica de tecidos de Nova York entraram em greve reivindicando redução da carga horária de 16 para 10 horas por dia e equiparação salarial com os homens (ganhavam 1/3 do salário dos homens para executar o mesmo trabalho) mas foram violentamente reprimidas e 129 trabalhadoras morreram queimadas, trancadas dentro da fábrica. A partir de então o dia 8 de março vem sendo dedicado à mulher e, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi decretado o Dia Internacional da Mulher mas, somente em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou a data.
A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher foi realizada no dia 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos por iniciativa do Partido Socialista da América e, deste então, é comemorado no mundo todo (ou quase?).
A mulher brasileira
Em 24 de fevereiro de 1932 foi instituido o voto feminino e as mulheres passaram a votar e se eleger para cargos políticos no executivo e legislativo. Claro que na época a coisa não era tão fácil assim, mas pelo menos já havia uma lei que as amparava.
Em 7 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) criando mecanismos para coibir os maus tratos dentro de casa e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Para finalizar citarei Benjamin Flanklin: "São o homem e a mulher unidos que formam o ser humano completo. Separados, ela precisa da força física e da segurança dele, e ele precisa da suavidade, sensibilidade e agudo discernimento dela. Juntos, tem todas as chances da felicidade e do sucesso."
Um abraço e boa sorte.

FONTES

Nenhum comentário: