"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ENTREVISTA - Dra. Aline Vieira Barra, fisioterapeuta


Hoje é o dia do fisioterapeuta, portanto, nada mais oportuno do que ouvir a opinião de quem conhece do assunto para sanar algumas dúvidas que surgem de vez em quando.
A prática de atividades físicas oferece muitos benefícios para a saúde, no entanto, não estamos livres das lesões típicas de cada modalidade esportiva. Mesmo sendo considerado um dos esportes com menor índice de lesões, segundo o ciclista olímpico Daniel Rogelin, o ciclismo também oferece riscos. Por isso conversamos com a fisioterapeuta especializada em RPG, fisioterapia desportiva, ergonomia e dermatofuncional Dra. Aline Barra, que também é uma apaixonada por bikes e já participou do Iron Biker, Big Biker e outros eventos.

Bike Sem Limites: O que pode favorecer o aparecimento de lesões no ciclismo? O que podemos fazer para nos prevenir?
Dra. Aline: O aparecimento de lesões no ciclismo tem como causa vários fatores: falta de alongamento, falta de fortalecimento muscular, má postura na bicicleta e bicicleta sem bike fit.
A falta de alongamento faz com que o músculo não tenha sua capacidade total de contração devido ao mesmo estar encurtado e não no seu comprimento real para que haja uma contração eficiente e harmonia dos movimentos. A falta de fortalecimento muscular prévio pode causar um desequilíbrio muscular, principalmente nos joelhos, atingindo, então, a articulação e ocasionando a lesão. Também é muito importante manter o fortalecimento dos músculos do abdômen, pois ajuda a prevenir lesões na coluna lombar por causa da postura adotada para pedalar. Fazer um bike fit personalizado com um profissional capacitado é imprescindível para um bom rendimento e uma pedalada prazerosa e sem dores posteriores. O bike fit, para que não sabe, é a regulagem adequada da bicicleta de acordo com as medidas corporais de cada um, como altura do selim, tamanho do quadro, distância entre o selim e o guidão, entre outras.

BSL: Quais são as principais lesões?
Aline: As principais lesões são em coluna cervical, causadas, principalmente, pela distância e altura do guidão, o que também pode deixar sequelas nos cotovelos, punhos e ombros.
Outras lesões comuns, também, são as de joelho, que tem várias causas. Como falado antes, a falta de alongamento (condromalácia e meniscos), a falta de fortalecimento muscular (tendinites) e a altura inadequada do selim.
Lesões na coluna lombar (hérnia de disco e lesão muscular) são causadas pela altura errada do selim e tamanho inadequado do quadro.
Existém as lesões causadas pelo estresse, principalmente devido ao excesso de treino, que atingem comumente os joelhos. Podemos ter também lesões causadas por traumas (quedas), e as mais comuns são: fratura de punho, lesões ligamentares em ombro etc.

BSL: Quando devemos procurar os serviços fisioterápicos?
Aline: A fisioterapia é necessária quando existe dor persistente, que incomoda e/ou atrapalha a pedalada ou quando há alguma lesão. A fisioterapia preventiva funciona também na correção postural e tratamento de lesões pré-existentes à prática do ciclismo, para que não se agrave.

BSL: As cãimbras são muito comuns nas pedaladas. O que podemos fazer quando elas aparecerem?
Aline: Quando ocorrem as cãimbras, deve-se alongar o músculo envolvido, fazendo o movimento contrário ao da contração. Para que isso não ocorra é preciso ter uma boa alimentação e um bom condicionamento físico, tomando sempre o cuidado para não ultrapassar seus limites.
PS: A Dra. Aline oferece atendimento domiciliar e assessoria para empresas no telefone (22) 9836-2916.

Nenhum comentário: