"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O Dia Mundial Sem Carro está chegando!


Estamos vivendo dias cada vez piores no que diz respeito ao trânsito na cidade, não só porque o número de carros vem aumentando, mas também por causa da nossa infraestrutura viária que é uma precariedade e da má educação de motoristas, motociclistas e ciclistas.

O Dia Mundial Sem Carro está chegando - faltam apenas 9 dias - para nos lembrar de repensarmos os nossos valores com relação ao transporte urbano e ao meio ambiente.

Segundo dados de 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Departamento Nacional de Trânsito, divulgados pelo G1 (veja aqui), Campos tem uma frota de 120.737 veículos, apresentando uma relação de 3,59 habitantes por veículo automotor, algo próximo da capital Rio de Janeiro que apresenta uma relação de 3,28 habitantes/véiculo.

Deixo claro, no entanto, que meu objetivo não é demonizar o automóvel, mas sim humanizar o trânsito, com mais pessoas usando a bicicleta como meio de transporte, não por necessidade financeira, como acontece com frequência entre os trabalhadores de baixa renda, mas por convicção de que a magrela é um meio de transporte barato, eficiente e não poluente - a não ser pelos gases emitidos pelo próprio ciclista -, ocupa pouco espaço e é saudável.

É claro que nem todos podem abrir mão do carro com tanta facilidade diante do corre-corre diário, mas quando podem não o fazem, pelo menos a maioria. Muitos chegam ao cúmulo do absurdo de não abrirem mão do carro simplesmente por uma questão de status.

Então, dia 22 de setembro deixe seu carro em casa. Tente ir para o trabalho de bike e experimente uma nova sensação.

Nenhum comentário: