"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



quinta-feira, 11 de junho de 2009

Atividades complementares ao ciclismo

Cláudio Quintanilha Siqueira
O princípio da especificidade do treinamento desportivo nos orienta a treinar realizando a atividade o mais próximo possível da realidade do esporte praticado, ou seja, o treinamento deve ser efetuado treinando-se os gestos e as técnicas próprias do esporte, contudo, não exclui atividades complementares que podem ser introduzidas ao treinamento, seja como complemento deste ou como uma maneira de sair um pouco da rotina.

CORRIDA
A corrida fortalece a musculatura das pernas, resultando em coxas e panturrilhas firmes e torneadas; fortalece os tendões, ligamentos e articulações; aumenta o fôlego, pois é umas das atividades mais eficientes para o condicionamento cardiorrespiratório, além de estimular a produção de endorfina, oferecendo ao praticante uma sensação de bem-estar. Oferece também benefícios comprovados na prevenção da osteoporose e doenças cardíacas.
Correr melhora a coordenação motora e o seu efeito permanece por várias horas após o exercício.
Qualquer parque ou rua oferece possibilidades para a corrida, portanto, você não precisa abandonar totalmente os treinos durante viagens ou quando a bike estiver na manutenção.
Como qualquer outra atividade, a corrida também oferece riscos que podem e devem ser evitados:
1- Use um par de tênis apropriado, com um bom sistema de amortecimento;
2- Não se esqueça dos alongamentos antes e depois da atividade;
3- Interrompa a corrida caso sinta qualquer dor;
4- Não ultrapasse os seus limites. Evite excessos e consulte um profissional de educação física em caso de dúvidas.


PULAR CORDA
Pular corda é um dos exercícios aeróbios mais eficientes, baratos e divertidos. Fortalece grandes grupos musculares como pernas (panturrilha e coxas), abdômen, peitoral, ombro, costas e braços, priorizando a musculatura das pernas e glúteos; otimiza a capacidade aeróbia e é um dos melhores exercícios para melhorar o condicionamento geral do organismo e a coordenação motora.
As melhores cordas são as confeccionadas em plástico ou vinil, nem muito curta ou comprida, e o cabo não deve ser fixo, o ideal é que ele possa girar sem você precisar girar os punhos. O tamanho ideal da corda é obtido da seguinte forma: com os pés unidos pise no centro da corda. Os cabos devem ficar na altura das axilas (ou no meio do peitoral).
Algumas recomendações:
1- Quem está muito acima do peso ou com lesão nos joelhos ou outra articulação dos membros inferiores deve evitar o exercício;
2- Use um par de tênis com um bom sistema de amortecimento;
3- Os iniciantes devem começar devagar, tentando pular baixo;
4- Não se preocupe com a falta de coordenação inicial. Com um pouco de persistência chega-se lá;
5- Amorteça a volta ao solo evitando aterrissar com os calcanhares. Procure utilizar a ponta dos pés;
6- Use a imaginação e crie maneiras diferentes de pular corda: pulando com os dois pés juntos, simulando uma corrida, saltando com os pés alternados etc.


NATAÇÃO
Á agua é um meio muito benéfico para o corpo, pois além de oferecer relaxamento é um meio sem efeitos agressivos, diminuindo a probabilidade de lesões durante a prática dos exercícios.
A natação é um dos desportos mais completos e de pouco impacto para os ossos e articulações; fortalece o músculo cardíaco, facilitando a circulação sanguínea pelo organismo; melhora o sistema respiratório; fortalece as articulações; melhora a coordenação motora; favorece a oxigenação para o cérebro e fortalece os músculos protegendo os tendões e os ligamentos.
Além dos benefícios para o físico a natação também proporciona momentos de relaxamento para a mente, combatendo o estresse; ativa a memória e aumenta a autoestima.


MUSCULAÇÃO
A musculação é um ótimo complemento para qualquer atividade desportiva. Ajuda a manter a força para as atividades diárias e a prática de esportes; fortalece os músculos que dão sustentação às articulações; aumenta a densidade óssea e melhora a postura.
A musculação, quando bem orientada, oferece um fortalecimento muscular generalizado importante para o ciclista que fica horas sobre a bicicleta, evitando ou diminuindo aquelas dores indesejáveis nos punhos, costas, joelhos etc.
Como não podia deixar de ser, a orientação de um profissional de educação física é recomendável, pois a prática de musculação pode oferecer alguns riscos, principalmente para os iniciantes. Deve-se evitar pesos em excesso, o que é muito comum vermos nas academias. Ao exagerar na dosagem o efeito poderá ser o inverso do desejado, ou seja, em vez de estarmos protegendo as articulações acabamos lesionando-as, entre outros problemas ocasionados pelo exagero e pela ansiedade.


ALONGAMENTO
Os exercícios de alongamento não poderiam ficar de fora. Os alongamentos favorecem o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude dos movimentos e promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. É essencial para o aquecimento e o relaxamento antes e após as atividades físicas e podem ser feitos sempre que sentirmos vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente.
Quando executados de maneira adequada podem trazer vários benefícios:
1- Reduzem a tensão muscular;
2- Proporcionam maior consciência corporal;
3- Previnem lesões;
4- Preparam o corpo para as atividades físicas;
5- Ativam a circulação;
6- Reduzem a ansiedade;
7- Melhoram a postura.

Sugerimos que um profissional de educação física seja sempre consultado e que seja feita uma avaliação física antes da adesão à pratica desportiva.
Boas pedaladas.

FONTES
http://bhservico.com.br/corrida.htm
http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=900
http://www.cdof.com.br/rope.htm
http://boaforma.abril.com.br/edicoes/191/fechado/Fitness/conteudo_55.shtml
htt://sounatural.com/2007/11/28/beneficios-da-natacao
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=581
htpp://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=181
http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/alongamentos/imp_alongamentos.htm
http://www.alongamentos.com.br/beneficio-do-alongamento.htm
DANTAS, Estélio M. A prática da preparação física. Rio de Janeiro: Shape, 5ª ed., 1998.




Nenhum comentário: