"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



quinta-feira, 9 de abril de 2009

ALONGAMENTOS


Os exercícios de alongamento são importantes em qualquer atividade esportiva e visam ao aumento da flexibilidade, permitindo uma melhor amplitude dos movimentos, pois promovem um estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento.
Muitos confundem Flexibilidade com Alongamento, por isso é necessário diferenciar os dois termos. Segundo Johnson & Nelson (1969), citados por Marins & Giannichi (2003), "flexibilidade é a habilidade de mover o corpo e suas partes dentro dos seus limites máximos sem causar danos às articulações e aos músculos envolvidos", portanto, flexibilidade é uma característica física e pode ser influenciada por vários fatores como a idade, sexo, massa muscular e a hora do dia, e representa um elemento importante na maioria das modalidades esportivas, contudo, é necessária, também, ao indivíduo sedentário, pois "a redução da flexibilidade está intimamente associada às lesões como as lombalgias." (MARINS & GIANNICHI, 2003).
Já os alongamentos são exercícios que promovem o aumento da flexibilidade. São fáceis de realizar, mas quando realizados de forma incorreta podem prejudicar e ocasionar lesões, por isso deve-se prestar atenção à postura e ao alinhamento do corpo; podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar.
Melhor flexibilidade traz muitos benefícios, não só para o atleta como para todas as pessoas, pois reduz a tensão muscular, aumenta a amplitude dos movimentos favorecendo a movimentação do dia-a-dia, previne lesões e facilita a realização de atividades físicas como o ciclismo.
Antes e durante os exercícios de alongamento, contudo, é importante observar algumas recomendações:
- Realizar um aquecimento de 5 a 10 minutos;
- Alongar de forma lenta e gradual até sentir um pequeno desconforto;
- Sustentar a posição por 10 a 30 segundos;
- Evitar movimentos bruscos durante os exercícios;
- Retornar à posição original de forma suave;
- Observe a postura e o alinhamento do corpo;
- Respeite os seus limites.

Existe ainda muita controvérsia sobre o fato de os alongamentos previnirem lesões, mas, mesmo assim não devemos parar de fazer os exercícios antes e após a prática esportiva, procurando sempre o aconselhamento de um profissional de educação física.
Veja abaixo alguns links com sugestões de exercícios de alongamento e boas pedaladas.

http://www.corberabtt.net/Imatges/Estiraments%20BTT%20copia.jpg

http://www.geocities.com/triathlonpaiva/alongamento1.gif

http://www.caminhodesantiago.com/walter/img/alongamento.gif



FONTES E REFERÊNCIAS

MARINS, João C. Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo S. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia prático. 3ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

Revista Pedal. Ed. 54/2009.

http://www.ondepedalar.com/blog_pedal/grupos_bikers/cicloturismo_portugal_blog/alongamentos_no_ciclismo_e_btt.html


http://www.alongamentos.com/alongamento-no-esporte.htm




Nenhum comentário: