"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



sexta-feira, 29 de agosto de 2008

SUPLEMENTOS PROTÉICOS - VOCÊ PRECISA DELES?



Cláudio Quintanilha Siqueira

É cada vez maior o número de pessoas que busca resultados rápidos e milagrosos na melhoria da performance e no ganho de massa muscular (hipertrofia) sem se dar conta de que está cometendo excessos capazes de prejudicar o seu organismo, comprometendo a saúde.
Desde a Grécia antiga a adoção de dietas especiais faz parte do ritual de preparação para competições, mas o uso de suplementos deve ser avaliado por um nutricionista e indicado apenas para quem tem alguma deficiência nutricional ou para atletas de alto rendimento. Pessoas fisicamente ativas podem obter todos os nutrientes necessários de uma alimentação balanceada, que consta basicamente de 55 % de carboidratos (batata, pães, bolos, arroz, macarrão etc), 30 % de lipídios (azeite de oliva, nozes, linhaça, castanhas, peixes de água fria etc) e 15 % de proteínas (carnes, peixes, ovos, leite e derivados), procurando variar as refeições com alimentos de todos os grupos, deixando o prato o mais colorido possível, incluindo frutas e verduras. Além do mais, a eficácia de alguns suplementos ainda é questionada por pesquisadores.
Muita gente acredita que para adquirir músculos maiores deve-se ingerir muita proteína e acaba lançando mão dos suplementos protéicos, mas o estímulo para uma boa hipertrofia é simplesmente malhar e utilizar fontes naturais do nutriente: carnes, peixes, ovos, leite etc.
Os suplementos a base de proteínas e aminoácidos podem levar a uma sobrecarga no fígado e rins, uma vez que o sistema renal é muito exigido para metabolizar todo o aporte de proteínas e, em alguns casos, a um acúmulo de gordura no tecido adiposo, pois a proteína ingerida além das necessidades metabólicas será armazenada na forma de gordura e não resultará em qualquer aumento adicional de massa muscular. As mulheres devem ter atenção especial ao excesso de proteína, pois ela aumenta a excreção de cálcio, favorecendo, assim o processo da osteoporose.
As lojas especializadas não estão nem aí para a sua saúde. Elas querem é vender!
A demanda diária de proteína para um adulto normal é de aproximadamente 0,8 gramas por quilograma de peso corporal. Por exemplo: a demanda protéica de uma pessoa com 75 kg seria de 75 kg x 0,8 g/kg = 60 g. Essa quantidade de proteína é facilmente conseguida através de uma dieta bem balanceada onde, como já dissemos, contém 15% de proteínas. Um filé de carne vermelha pode fornecer, em média, 25 g de proteína, sem contar outras fontes, como o leite e seus derivados.
Durante o exercício intenso a demanda de proteínas em adultos pode chegar a 1 a 1,5 g/kg de peso corporal e pode ser adquirida também pela dieta.
Enfim, a nutrição é fundamental para a atividade física e não podemos desprezá-la, entretanto, para haver progressos e um bom desempenho devemos nos apoiar na tríade: nutrição adequada, um bom programa de exercícios e tempo adequado de repouso.
Claro que a cada dia surgem novas teorias e descobertas, e os conceitos hoje aceitos poderão ser descartados.

FONTES

FOX, Edward L.; BOWERS, Richard W.; FOSS, Merle L. Nutrição e desempenho nos exercícios. IN: Bases fisiológicas da educação física e dos desportos. 4ª. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1991.

BUCHALLA, Anna Paula. Bomba vitamínica: um grande estudo afirma que não é bom negócio você se entupir de suplementos nutricionais. Revista Veja, edição 2057, 23/04/2008.

MARANGON, Felipe. Excessos de suplementos protéicos são questionados. Disponível em
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=807. Data: 22/08/200

FERNANDES, Marília. Nutrição e atividade física. Disponível em
http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1235. Data: 22/08/2008

KENSKI, Rafael. Demita seu médico. Disponível em
http://super.abril.com.br/superarquivo/2002/conteudo_260409.shtml
Data: 23/08/2008

http://www.cdof.com.br/consult94.htm. Data: 23/08/2008.

http://www.cdof.com.br/consult19.htm. Data: 23/08/2008.

Um comentário:

João Pedro disse...

Vc me respondeu no Yahoo e eu vim visitar seu blog. Me exclareceu demais! Mto obrigado, to fora destas coisas!!!

Abração e continue com posts assim!