"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Conceitos da área esportiva - SAÚDE

Cláudio Quintanilha Siqueira
A partir de hoje e a cada quinze dias, aproximadamente, tentaremos desvendar alguns conceitos relativos a área esportiva e treinamento em geral que, se para alguns já fazem parte da rotina, para outros ainda é um mistério, levando a confusões e mal entendidos.

Agradecemos desde já aqueles que desejarem contribuir com críticas e sugestões.
Iniciaremos a série com o conceito de SAÚDE, afinal, buscamos a prática esportiva para melhorar a nossa qualidade de vida e saúde em geral.

A definição mais difundida e aceita é a da Organização Mundial da Saúde que define saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença." Ou seja, se você malha, pedala, corre, nada ou seja lá que atividade física pratique mas, por exemplo, não se sente bem no seu meio social ou vive estressado a todo instante, por definição você não é uma pessoa saudável, mesmo que todos os seus exames laboratoriais estejam dentro dos limites estabelecidos e você não sinta qualquer sintoma de doenças.
A evolução tecnológica deixa a vida cada vez mais prática, aumentando, consequentemente, o sedentarismo. O carro, a televisão, o controle remoto e o computador são apenas alguns itens que contribuem para que as pessoas façam menos movimento. A associação da falta de atividade física a uma alimentação desregrada tem como resultado lógico as doenças cardiovasculares, maior causa de morte no mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o Conselho Feferal de Educação Fisica (CONFEF), dados da (OMS) dão conta de que 70% das doenças estão ligadas ao estilo de vida e que "a mudança de hábitos poderia trazer uma economia de 50% do que se gasta para combater as doenças crônicas relacionadas ao sedentarismo."

Então, pense mais na sua saúde e vamos pedalar!


FONTES E REFERÊNCIAS

CONFEF. Atividade física - sinônimo de bem-estar. Disponível em http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3551

http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário: