"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



domingo, 15 de junho de 2008

Mountain Bike

Cláudio Quintanilha Siqueira




A expressão mountain bike traduz-se literalmente como bicicleta de montanha. É o tipo de bicicleta utilizada para a prática do Mountain Biking - comumente abreviado como MTB, modalidade de ciclismo onde o objetivo é transpor percursos fora de estrada como trilhas em montanhas, fazendas, estradas de terra etc.
A bicicletas tipo mountain bike diferem das tradicionais bicicletas de estrada em diversos aspectos como os pneus mais largos que absorvem impactos de forma mais eficiente e oferecem maior aderência em terrenos acidentados; amortecedores, para reduzir os impactos e permitir maior controle sobre a bike; quadros mais reforçados para resistirem aos saltos e quedas; guidão mais alto para permitir um posição menos inclinada e mais confortável para o ciclista; aros normalmente de tamanho 26” em vez dos aros 700 mm do ciclismo de estrada, além de serem reforçados com uma parede dupla e relações de marchas maiores e mais leves.
Em meados da década de 50, alguns ciclistas procurando novos desafios foram parar nas montanhas da Califórnia, concebendo uma nova modalidade, diferente das tradicionais competições de estrada.
Segundo a lenda foi um estudante universitário californiano chamado James Finley Scott quem primeiro modificou sua bicicleta de maneira a criar um protótipo do que temos hoje. Porém, somente nos anos 70, quando Charles Kelly, Jobst Brand, Gary Fisher e outros ciclistas começaram a freqüentar as trilhas das montanhas da Califórnia, despencando morro abaixo com suas bicicletas com quadro cruizer, pneus mais largos e freios mais eficientes foi que o esporte obteve mais expressão.
A primeira bicicleta produzida em larga escala para a prática do mountain biking foi a Specialized Stumpjumper em 1981, fazendo com que o esporte evoluísse mais e atraísse mais adeptos. Mas, apesar disso, o MTB continuou sendo tratado como modismo passageiro e recreativo e não era visto com seriedade até que, em 1990, foi reconhecido pela União Ciclística Internacional (UCI) e, lentamente a visão com relação ao esporte foi sendo mudada. Ainda em 1990, foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Mountain Bike na cidade de Purgatory, no estado do Colorado – Estados Unidos, atraindo um público de aproximadamente 30.000 pessoas.
O Mountain Biking cresceu e evoluiu em vários aspectos e os praticantes da modalidade ficaram cada vez mais competitivos, tornando o esporte reconhecido em todo o mundo, estreando nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, com disputas nas categorias masculina e feminina. França, EUA, Canadá e Austrália são hoje fortes rivais na modalidade.


O MTB é um esporte que requer resistência física, destreza e auto-suficiência, sendo muito comum a sua prática em locais isolados o que torna o aspecto auto-suficiência importante, portanto é aconselhável que o ciclista tenha noções de mecânica para efetuar pequenos reparos e portar sempre as ferramentas básicas necessárias além de câmara de ar reserva.



Agora chega de conversa fiada e vamos pedalar.

FONTES
http://www.olympic.org/uk/sports/programme/disciplines_uk.asp?DiscCode=CM
http://pt.wikipedia.org/Mountain_bike
http://www.fgc.com.br/federac/historic/syd_mtb.htm
http://www.geocities.com/baja/cliffs/5984/hist2.htm?2000815

Nenhum comentário: