"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



quinta-feira, 29 de março de 2012

Millôr Fernandes

http://www.bemparana.com.br/
Mais uma estrela se apaga no horizonte intelectual do país. Mas a sua obra e a sua marca irreverente permanecerão.

"Quem mata o tempo não é assassino mas sim um suicida."


L.I.V.R.O. 
(Millôr Fernandes)
Existe entre nós, muito utilizado, mas que vem perdendo prestígio por falta de propaganda dirigida, e comentários cultos, embora seja superior a qualquer outro meio de divulgação, educação e divertimento, um revolucionário conceito de tecnologia de informação.
Chama-se de Local de Informações Variadas, Reutilizáveis e Ordenadas – L.I.V.R.O.
L.I.V.R.O. que, em sua forma atual, vem sendo utilizado há mais de quinhentos anos, representa um avanço fantástico na tecnologia. Não tem fios, circuitos elétricos, nem pilhas. Não necessita ser conectado a nada, ligado a coisa alguma. É tão fácil de usar que qualquer criança pode operá-lo. Basta abri-lo!
Cada L.I.V.R.O. é formado por uma seqüência de folhas numeradas, feitas de papel (atualmente reciclável), que podem armazenar milhares, e até milhões, de informações. As páginas são unidas por um sistema chamado lombada, que as mantém permanentemente em seqüência correta. Com recurso do TPO Tecnologia do Papel Opaco – os fabricantes de L.I.V.R.O.S podem usar as duas faces (páginas) da folha de papel. Isso possibilita duplicar a quantidade de dados inseridos e reduzir os custos à metade!
Especialistas dividem-se quanto aos projetos de expansão da inserção de dados em cada unidade. É que, para fazer L.I.V.R.O.S com mais informações, basta usar mais folhas. Isso porém os torna mais grossos e mais difíceis de ser transportados, atraindo críticas dos adeptos da portabilidade do sistema, visivelmente influenciados pela nanoestupidez.
Cada página do L.I.V.R.O. deve ser escaneada opticamente, e as informações transferidas diretamente para a CPU do usuário, no próprio cérebro, sem qualquer formatação especial. Lembramos apenas que, quanto maior e mais complexa a informação a ser absorvida, maior deverá ser a capacidade de processamento do usuário.
Vantagem imbatível do aparelho é que, quando em uso, um simples movimento de dedo permite acesso instantâneo à próxima página. E a leitura do L.I.V.R.O. pode ser retomada a qualquer momento, bastando abri-lo. Nunca apresenta "ERRO FATAL DE SENHA", nem precisa ser reinicializado. Só fica estragado ou até mesmo inutilizável quando atingido por líquido. Caso caia no mar, por exemplo. Acontecimento raríssimo, que só acontece em caso de naufrágio.
O comando adicional moderno chamado ÍNDICE REMISSIVO, muito ajudado em sua confecção pelos computadores (L.I.V.R.O. se utiliza de toda tecnologia adicional), permite acessar qualquer página instantaneamente e avançar ou retroceder na busca com muita facilidade. A maioria dos modelos à venda já vem com esse FOFO (softer) instalado.
Um acessório opcional, o marcador de páginas, permite também que você acesse o L.I.V.R.O. exatamente no local em que o deixou na última utilização, mesmo que ele esteja fechado. A compatibilidade dos marcadores de página é total, permitindo que funcionem em qualquer modelo ou tipo de L.I.V.R.O. sem necessidade de configuração. Todo L.I.V.R.O. suporta o uso simultâneo de vários marcadores de página, caso o usuário deseje manter selecionados múltiplos trechos ao mesmo tempo. A capacidade máxima para uso de marcadores coincide com a metade do número de páginas do L.I.V.R.O.
Pode-se ainda personalizar o conteúdo do L.I.V.R.O., por meio de anotações em suas margens. Para isso, deve-se utilizar um periférico de Linguagem Apagável Portátil de Intercomunicação Simplificada – L.A.P.I.S.
Elegante, durável e barato, L.I.V.R.O. vem sendo apontado como o instrumento de entretenimento e cultura do futuro, como já foi de todo o passado ocidental. São milhões de títulos e formas que anualmente programadores (editores) põem à disposição do público utilizando essa plataforma.
E, uma característica de suprema importância: L.I.V.R.O. não enguiça!

terça-feira, 20 de março de 2012

Homenagem a Hadrien Thys


Arquivo pessoal
Foi realizada ontem, na capela do Colégio Salesiano, missa em homenagem ao jovem belga atropelado na noite do dia 14. Após a celebração, amigos, colegas da escola, os pais e os irmãos fizeram uma pequana manifestação em prol de um trânsito mais humanizado, percorrendo a pé ou de bicicleta parte do bairro onde está localizado o Colégio Salesiano.
Segundo notícias do site R7, o corpo do estudante foi levado para o Rio de Janeiro na madrugada de domingo, dia 18, de onde será feito o translado para a Bélgica nos próximos dias.
Um reivindicação antiga voltou à tona com o acidente do ciclista. Segundo o predidente do Clube Duas Rodas de Ciclismo de Campos José Ornis, divulgado pelo site Ururau, em 2010 foi enviado um ofício à Empresa Municipal de Transportes (Emut) solicitando a delimitação de ciclofaixas na Avenida Alberto Lamego local também muito utilizado como área de treinamento dos atletas todas terças e quintas.

Foto divulgação Facebook

quinta-feira, 15 de março de 2012

Ciclista belga de 18 anos morre atropelado na Arthur Bernardes.

O estudante belga Hadrien Thys morreu ontem após ser atropelado enquanto treinava com a sua bicicleta.
O acidente ocorreu no cruzamento da avenida Arthur Bernardes com a avenida José Alves de Azevedo (Beira Valão), onde o jovem chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas veio a óbito no hospital Ferreira Machado.
Hadrien fazia intercâmbio no Instituto Dom Bosco (Salesiano) de Campos e era muito querido por toda a comunidade escolar, onde era carinhosamente chamado de Gringo pelos colegas.
Hoje, às 19 horas, no mesmo local onde ocorreu o acidente, foi realizada uma homenagem ao jovem estudante e uma manifestação em prol de melhores condições para os ciclistas, não apenas aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte, mas também para os atletas que, não tendo melhores opções de locais para treinar, acabam se arriscando em vias públicas.
Outra manifestação está sendo organizada pelo Clube Duas Rodas de Ciclismo de Campos com uma bicicletada pela cidade, com saída prevista para às 18h30 desta segunda-feira (19), em frente a loja Hardbike na av. Pelinca. Compareça!
Veja mais notícias no Ururau e no Globo.

Atualização (16/3): Veja mais notícias no G1, R7 e  Ururau.




Fotos de Hadrien durante a formatura do 3º ano do Salesiano no final de 2011 (Arquivo pessoal)



segunda-feira, 12 de março de 2012

Ecotrilhas Caparaó

Já estão abertas as inscrições para o Ecotrilhas Caparaó.
O evento será realizado nos dias 21 e 22 de abril em Alegre/ES.
Para maiores detalhes e inscrição clique aqui.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Piores que Hitler

Leia aqui o artigo de Cynara Menezes publicado em Carta Capital no dia oito.