"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

(Graciliano Ramos)



sexta-feira, 24 de abril de 2009

EFEITOS PSICOLÓGICOS DA PRÁTICA DE CICLISMO


Cláudio Quintanilha Siqueira

Além dos efeitos fisiológicos oferecidos pela prática de ciclismo, tema já abordado por este blog (Efeitos fisiológicos da prática de ciclismo), os benefícios psicológicos também aparecem com a devida importância.

A vida tem se tornado cada vez mais complexa e urgente. Todos temos pressa! Somos a cada dia mais e mais exigidos pelas circunstâncias. As exigências vêm de todos os lados. Desemprego, inflação, violência, poluição adicionam ainda mais estresse ao nosso dia-a-dia, afetando a nossa saúde mental e o bem-estar psicológico, e não é de hoje que muitas pessoas tentam compensar estes momentos com alguma atividade que lhes traga prazer e as faça esquecer por algum momento das aflições do dia-a-dia e dentre essas atividades estão os exercícios físicos. As pessoas descobriram que a prática esportiva, praticada preferencialmente em caráter não-competitivo, proporciona, além de um bom condicionamento físico, relaxamento mental, oferecendo ao praticante momentos de total desligamento dos problemas diários.

Segundo Werneck (2006) há demonstrações de que sessões agudas de atividade física promovem uma melhoria nos estado de humor, com a diminuição da tensão, ansiedade, depressão e raiva e aumentos no vigor, que podem durar horas após os exercícios.

Weinberg & Gould (2001) afirmam que pesquisas mais recentes indicaram que a atividade aeróbica de alta intensidade não é absolutamente necessária para produzir benefícios e que atividades como exercícios de peso ou resistência, ioga e outros anaeróbios tem produzido efeitos positivos sobre o bem-estar psicológico. Entretanto, “o exercício aeróbio parece potencializar esses efeitos positivos sobre o humor e sobre o estado psicológico...”

Um fenômeno bastante divulgado é o chamado “barato do corredor” (runner’s high), que ocorre quando o exercício vigoroso leva a pessoa a produzir endorfinas, que são liberadas durante exercícios longos e contínuos, com intensidade entre moderada e alta como a natação, a corrida e o ciclismo, causando uma sensação de bem-estar.

Todas as evidências sugerem uma relação positiva entre exercícios e bem-estar psicológico. De acordo com Weinberg & Gould (2001) várias hipóteses, tanto psicológicas quanto fisiológicas, foram propostas para explicar como o exercício funciona para aumentar o bem-estar e “é provável que mudanças positivas no bem-estar psicológico sejam devidas a interação de mecanismos fisiológicos e psicológicos”, pois “a saúde deixou de ser considerada uma condição meramente física e passou a ser concebida como uma interação de aspectos físicos, psicológicos e sociais.” (WERNECK, 2006).

Os pesquisadores propõem mecanismos psicológicos e fisiológicos como responsáveis pelos efeitos positivos do exercício sobre o bem-estar psicológico.

Explicações fisiológicas: aumento no fluxo sanguíneo cerebral, mudanças nos neurotransmissores cerebrais como a norepinefrina, endorfinas e serotonina, aumentos no consumo máximo de oxigênio e liberação de oxigênio para os tecidos cerebrais e redução na tensão muscular.

Explicações psicológicas: esquecer os problemas cotidianos, sensação aumentada de controle, sentimento de competência, interações sociais positivas e melhora no autoconceito e na autoestima.

Agora meus amigos, que tal deixar os problemas esvaírem numa boa pedalada?

Um abraço.


FONTES E REFERÊNCIAS


WEINBERG, Robert S.; GOULD, Daniel. Exercício e bem-estar psicológico, in: Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. São Paulo: Artmed, 2ª ed., 2001.


WERNECK, Francisco Zacaron et al. Efeitos do exercício físico sobre os estados de humor: uma revisão. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte e do Exercício, vol. 22-54, 2006. Disponível em http://www.eef.ufmg.br/sobrape/Artigo2_final.pdf. Data: 23/04/2009.


www.copacabanarunners.net/endorfina.html

segunda-feira, 13 de abril de 2009

PEDALA-DF: Verdade X Mentira

Os ciclistas Uirá e Renato resolveram confirmar in loco a veracidade das propagandas impressas no panfleto do programa Pedala-DF do governo do Distrito Federal. Acompanhe o resultado seguindo o link abaixo.

http://www.bicicletadadf.blogspot.com/2009/04/pedala-df-verdade-x-mito.html

quinta-feira, 9 de abril de 2009

ALONGAMENTOS


Os exercícios de alongamento são importantes em qualquer atividade esportiva e visam ao aumento da flexibilidade, permitindo uma melhor amplitude dos movimentos, pois promovem um estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento.
Muitos confundem Flexibilidade com Alongamento, por isso é necessário diferenciar os dois termos. Segundo Johnson & Nelson (1969), citados por Marins & Giannichi (2003), "flexibilidade é a habilidade de mover o corpo e suas partes dentro dos seus limites máximos sem causar danos às articulações e aos músculos envolvidos", portanto, flexibilidade é uma característica física e pode ser influenciada por vários fatores como a idade, sexo, massa muscular e a hora do dia, e representa um elemento importante na maioria das modalidades esportivas, contudo, é necessária, também, ao indivíduo sedentário, pois "a redução da flexibilidade está intimamente associada às lesões como as lombalgias." (MARINS & GIANNICHI, 2003).
Já os alongamentos são exercícios que promovem o aumento da flexibilidade. São fáceis de realizar, mas quando realizados de forma incorreta podem prejudicar e ocasionar lesões, por isso deve-se prestar atenção à postura e ao alinhamento do corpo; podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar.
Melhor flexibilidade traz muitos benefícios, não só para o atleta como para todas as pessoas, pois reduz a tensão muscular, aumenta a amplitude dos movimentos favorecendo a movimentação do dia-a-dia, previne lesões e facilita a realização de atividades físicas como o ciclismo.
Antes e durante os exercícios de alongamento, contudo, é importante observar algumas recomendações:
- Realizar um aquecimento de 5 a 10 minutos;
- Alongar de forma lenta e gradual até sentir um pequeno desconforto;
- Sustentar a posição por 10 a 30 segundos;
- Evitar movimentos bruscos durante os exercícios;
- Retornar à posição original de forma suave;
- Observe a postura e o alinhamento do corpo;
- Respeite os seus limites.

Existe ainda muita controvérsia sobre o fato de os alongamentos previnirem lesões, mas, mesmo assim não devemos parar de fazer os exercícios antes e após a prática esportiva, procurando sempre o aconselhamento de um profissional de educação física.
Veja abaixo alguns links com sugestões de exercícios de alongamento e boas pedaladas.

http://www.corberabtt.net/Imatges/Estiraments%20BTT%20copia.jpg

http://www.geocities.com/triathlonpaiva/alongamento1.gif

http://www.caminhodesantiago.com/walter/img/alongamento.gif



FONTES E REFERÊNCIAS

MARINS, João C. Bouzas; GIANNICHI, Ronaldo S. Avaliação e Prescrição de Atividade Física: guia prático. 3ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

Revista Pedal. Ed. 54/2009.

http://www.ondepedalar.com/blog_pedal/grupos_bikers/cicloturismo_portugal_blog/alongamentos_no_ciclismo_e_btt.html


http://www.alongamentos.com/alongamento-no-esporte.htm